Como Começar uma Igreja: Guia Passo a Passo
Receber um chamado para começar uma igreja é uma das coisas mais emocionantes que qualquer ministro do Evangelho pode experimentar. Uma igreja é um grande canal para espalhar a palavra de Deus em sua comunidade e causar um impacto local e além.
No entanto, o processo de colocar sua igreja em funcionamento pode ser intimidante. Você precisa fazer muita pesquisa para garantir que todas as peças estejam prontas e seus documentos legais em ordem. Falhar ao encaixar corretamente uma peça pode fazer o plano todo desmoronar.
Mas isso não acontecerá se você ler este artigo. Você vai aprender como começar uma igreja e os passos mais críticos que você precisa tomar para garantir que tudo funcione sem problemas.
Por que começar uma igreja?
Antes de mergulhar na papelada e na arrecadação de fundos necessários para colocar sua igreja em funcionamento, você precisa fazer as pazes consigo mesmo e com seu chamado ao ministério. Pergunte a si mesmo as seguintes questões:
- Há pessoas em sua comunidade que não ouviram o Evangelho e você deseja alcançá-las? Considere se uma igreja existente está tentando fazer o mesmo e se você pode unir forças com ela.
- Há necessidade de revitalização eclesiástica na área onde você pretende plantar sua igreja? Apesar de outras igrejas já existirem na sua área, pode haver uma necessidade de trazer uma energia nova e tornar a congregação mais vibrante.
- Há um grupo de apoiadores que já deseja se tornar uma igreja? Às vezes, membros de um grupo bíblico ou outro pequeno encontro podem querer expandir para uma igreja.
- Deus realmente te chamou para começar uma igreja? Se você tem um desejo profundo de começar sua igreja, provavelmente foi Deus quem colocou esse chamado em seu coração.
Como o IRS define uma igreja
Uma igreja é mais do que um lugar de adoração. No mundo legal, ela é identificada como uma entidade legal.
Convencionalmente, os termos “igreja” e “ministério” são usados de forma intercambiável. No entanto, legalmente, o IRS os define de maneira diferente, embora com algumas semelhanças.
Por exemplo, tanto as igrejas quanto os ministérios são identificados como organizações sem fins lucrativos e são isentos de impostos sob a seção 501c3. No entanto, um ministério deve solicitar esse status dentro de 27 meses após sua formação. Por outro lado, as igrejas não precisam solicitar, pois recebem automaticamente o status de organização sem fins lucrativos.
Igrejas e ministérios também fazem suas declarações anuais de maneira diferente. Ministérios com o status 501c3 devem apresentar o formulário 990 anualmente. Por outro lado, as igrejas não precisam fazer nenhuma declaração, a menos que tenham solicitado oficialmente o status 501c3.
Em geral, o IRS lista quatorze características que atribui às igrejas. Estas incluem:
- Existência legal
- Uma forma reconhecida de adoração
- Um governo eclesiástico definido
- Um código formal de doutrina
- História religiosa específica
- Uma membresia que não está associada a nenhuma outra denominação ou igreja
- Uma organização de ministros ordenados
- Ministros ordenados que completaram seus cursos de estudo
- Literatura própria
- Locais estabelecidos de adoração
- Congregações regulares
- Serviços religiosos regulares
- Escolas dominicais para fornecer instrução religiosa aos jovens
- Escolas para preparar membros
Você não precisa ter todas essas qualidades para ser definido como uma igreja. O IRS normalmente usa uma combinação de algumas dessas qualidades e outras circunstâncias para estabelecer se você se qualifica como igreja.
A lista geral de verificação
Além da definição legal de igrejas e ministérios fornecida pelo IRS, o processo de registro das igrejas varia de estado para estado e é influenciado por outros fatores. No entanto, existem etapas essenciais que você precisa seguir em todos os casos.
Formar uma equipe para a construção da igreja
Você precisa de uma equipe de líderes para ajudá-lo a começar uma igreja, fazê-la crescer e prosperar. Assim, você precisa identificar qual será seu papel na liderança da igreja e fazer com que outras pessoas qualificadas ocupem as posições restantes.
A liderança da igreja varia dependendo da denominação e do estilo da igreja. Mais comumente, você terá posições como bispos, sessões, recepcionistas, anciãos ou conselhos.
Tratar das formalidades legais
Como a igreja é uma organização sem fins lucrativos, você deve tomar algumas medidas legais para garantir que a igreja esteja em conformidade com a lei e os bancos. Você precisa cuidar do seguinte:
- Elaborar uma declaração de missão – crie uma declaração de missão clara que explique por que você está começando a igreja, as crenças centrais de sua igreja, o que você pretende alcançar na sociedade e que tipo de programação você oferecerá. Você também pode considerar redigir uma declaração de crenças ou uma declaração de fé.
- Escolher um nome e redigir os estatutos – sua igreja precisará de um nome para que a congregação se identifique e para endereçar seus documentos legais. Os estatutos da igreja servirão como os princípios de governança da igreja. Eles devem estar alinhados com a missão geral da igreja.
- Registrar a documentação necessária – você é legalmente obrigado a preencher e registrar vários documentos antes de começar uma igreja. Os documentos exigidos variam de estado para estado. Geralmente, você precisará registrar um Certificado de Formação, solicitar um Número de Identificação do Empregador (EIN) e pedir o status de isenção de impostos federal como organização sem fins lucrativos. Esses documentos são fáceis de registrar. No entanto, é melhor consultar um contador e um advogado especializados em organizações religiosas para evitar contratempos.
Abrir uma conta bancária para a igreja
Você precisará de fundos para iniciar sua igreja. Há taxas a pagar, salários e outras despesas diversas. Portanto, você deve abrir uma conta bancária.
Responder às seguintes perguntas ajudará você a decidir o melhor banco:
- Eu quero operar localmente e usar depósitos em dinheiro ou cheques, ou está bem se eu precisar sair da cidade?
- Eu precisarei de um empréstimo no futuro?
- As taxas mensais do banco estão dentro do meu orçamento?
- Eu atendo aos requisitos mínimos para abrir uma conta neste banco?
A maioria dos bancos exigirá um Número de Identificação do Empregador (EIN) para abrir uma conta.
Solicitar o status oficial 501c3
Este é um passo tecnicamente opcional. Sua igreja pode ser automaticamente concedida o status de isenção de impostos se atender aos requisitos da seção 501c3. No entanto, existem razões convincentes para que você solicite oficialmente o status 501c3.
- Aumento da confiança – ter a documentação que comprove que sua organização está isenta de impostos é melhor do que ficar duvidando de si mesmo na maioria das vezes.
- Transparência financeira – as igrejas automaticamente concedidas com o status 501c3 não são obrigadas a apresentar o formulário 990 do IRS anualmente, ao contrário das que solicitaram. O formulário 990 do IRS permite que as organizações divulguem suas informações financeiras, o que pode aumentar a confiança dos doadores.
Lembre-se de considerar a gestão da igreja
Depois de iniciar sua igreja e começar a receber novos membros, lembre-se de investir em um software adequado para a gestão da igreja.
Com um bom software, você terá menos papelada, melhores maneiras de se comunicar com a liderança da igreja e os congregantes, e uma melhor gestão financeira. Além disso, você não precisará gastar dinheiro extra contratando uma grande equipe administrativa.