3 Ideias de Séries de Sermões para 2025
Você é um pastor tentando criar uma série de sermões? Está achando difícil pensar em ideias novas para uma série de sermões? Não se preocupe. Se você não sabe o que pregar na próxima semana, não se preocupe, pois hoje vamos oferecer ideias fáceis de séries de sermões que deixarão os membros da sua igreja animados com o que ouvem a cada dia.
Lembre-se, uma boa ideia não precisa ser nova. Jesus ensinou os mesmos princípios repetidamente aos seus discípulos e aos que estavam ao seu redor. Por quê? Porque são importantes (e nós, mortais, esquecemos rapidamente)! Não há problema em pregar sobre os mesmos temas básicos, como oração, fé, arrependimento, jejum, esperança, confiança e mais. Esses são valores de que as pessoas precisam agora mais do que nunca.
Pregar é uma habilidade. Não se trata apenas de conhecer bem a Bíblia para transmitir uma mensagem sobre um determinado assunto. Trata-se de priorizar a importância da preparação para aquela mensagem específica. Se você não o fizer, pode acabar em situações em que as pessoas não entendem claramente a Palavra de Deus, e Ele pode ser mal representado por isso. Sabemos que preparar sermões todos os domingos pode ser exaustivo. Apenas lembre-se, Deus chamou você para fazer isso e você tem o poder Dele! Tenha isso em mente enquanto considera as seguintes ideias para sua próxima série de sermões.
Parábolas de Jesus
Há MUITA sabedoria nas parábolas que Jesus ensinou! E há muitas para escolher. Usar as parábolas de Jesus também oferece muita flexibilidade. Você pode personalizar seu ensino.
Aqui estão algumas das parábolas que Jesus ensinou e onde elas estão localizadas na Bíblia:
- Construtores prudentes e insensatos: Mateus 7: 24-27, Lucas 6: 47-49
- O semeador: Mateus 13: 3-23, Marcos 4:3-20, Lucas 8:5-15
- Grão de mostarda: Mateus 13:31-32, Marcos 4:30-32, Lucas 13:18-19
- Tesouro escondido e pérola: Mateus 13:44-46
- Rede e peixes: Mateus 13:47-50
- 99 Ovelhas: Mateus 18:12-14
- Servo sem compaixão: Mateus 18:23-31
- Trabalhadores na vinha: Mateus 20:1-16
- Figueira: Mateus 24: 32-35, Marcos 13:28-29, Lucas 21:29-31
- Dez virgens: Mateus 25:1-13
- Talentos: Mateus 25:14-30, Lucas 19:12-27
- Homem rico e insensato: Lucas 12:16-21
- Credor e devedor: Lucas 7:41-43
- Bom Samaritano: Lucas 10:30-37
- Ovelha perdida: Lucas 15:3-7
- Filho pródigo: Lucas 15:11-32
Convidamos você a estudar essas parábolas com diligência para determinar do que seu “rebanho” pode se beneficiar mais. Lembre-se de fazer perguntas que ajudem aqueles a quem você ensina a avaliar o que a parábola significa nos dias modernos e como podem aplicá-la em suas vidas.
Oração
No mundo de hoje, as pessoas precisam confiar mais em Jesus! Com a pandemia de Covid, muitos ficaram se sentindo desamparados e com medo. É sua responsabilidade permitir que aqueles com corações abertos encontrem esperança e confiança em Jesus novamente. Mas como?
É difícil ganhar confiança em Jesus sem primeiro orar e comunicar-se com Ele. Sabemos também que a oração é uma maneira de chamar as bênçãos do Céu e tomar posse do poder do Senhor. Permita que aqueles a quem você prega recobrem fé, confiança e esperança em seu Senhor e Salvador Jesus Cristo ensinando sobre quem, o quê e por quê da oração.
Aqui estão alguns versículos ótimos para usar como referência ao preparar sua série de sermões:
- João 15:7
- Marcos 11:24
- Romanos 8:26
- Mateus 6:6
- Mateus 26:41
- Efésios 6:18
- Salmos 34:17
- Tiago 5:16
- Mateus 6:9-13
- Lucas 18:1
- 1 Timóteo 2:1-4
- Colossenses 4:2
- 2 Crônicas 7:14
- Tiago 5:13-18
Uau! Há muito poder nesses versículos. Convidamos você a estudá-los individualmente, meditá-los em seu coração e mente, e pedir a Jesus para mostrar como você pode melhor pregar a Sua palavra para sua congregação.
E Ele Será Chamado…
Esta é uma série divertida que você pode começar na época do Natal. Isaías 9:6 declara: “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; e o governo estará sobre seus ombros. E o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”
Construa uma série de sermões em torno dos nomes de Jesus. Aqui estão algumas ideias de perguntas que você pode se fazer ao preparar um sermão para cada nome:
- Maravilhoso: Como Jesus é maravilhoso? O que há no Seu sacrifício e missão terrena que é tão maravilhoso? Como mostramos a Jesus o quanto Ele é maravilhoso para nós?
- Conselheiro: Como Jesus é nosso conselheiro? Como Ele aconselhou outros na Bíblia? Houve um momento em que você se sentiu aconselhado por Jesus?
- Deus Forte: O que significa ser forte? Como Jesus é poderoso? Quais são os momentos na Bíblia em que Ele demonstra Seu poder?
- Pai da Eternidade: O que significa eterno? Como Jesus é tanto Pai quanto Filho? Como Jesus é nosso Pai? O que significa ser um Pai? O que isso diz sobre Jesus?
- Príncipe da Paz: Como Jesus é um príncipe? Como Jesus traz paz para nossas vidas? Como podemos sentir a paz que vem com Jesus? Quando Jesus trouxe paz para os outros na Bíblia?
Esperamos que você tenha experimentado pessoalmente todos os nomes dados a Jesus. Jesus realmente é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz. Quanto mais você acredita e experimenta isso por si mesmo, mais poder você terá para ensinar.
Esperamos que essas ideias o ajudem enquanto você se prepara para os próximos sermões que você dará. Jesus está com você em tudo o que faz. Que o Espírito Santo o guie enquanto você determina o que sua congregação precisa ouvir. Que Deus o abençoe!